Logomarca Brasil Advogados
Receba Nossas Novidades

Juizados Federais: publicada a Súmula 48 e as Súmulas 52 a 56

Juizados Federais: publicada a Súmula 48 e as Súmulas 52 a 56

10/05/2012

Publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira (7/5) a Súmula nº 48 e as Súmulas nº 52 a 56 da Turma Nacional de Uniformização dos Juizados Especiais Federais, do Conselho da Justiça Federal (CJF). Confira:

Súmula nº 48

A incapacidade não precisa ser permanente para fins de concessão do benefício assistencial de prestação continuada.

Súmula nº 52

Para fins de concessão de pensão por morte, é incabível a regularização do recolhimento de contribuições de segurado contribuinte individual posteriormente a seu óbito, exceto quando as contribuições devam ser arrecadadas por empresa tomadora de serviços.

Súmula nº 53

Não há direito a auxílio-doença ou a aposentadoria por invalidez quando a incapacidade para o trabalho é preexistente ao reingresso do segurado no Regime Geral de Previdência Social.

Súmula nº 54

Para a concessão de aposentadoria por idade de trabalhador rural, o tempo de exercício de atividade equivalente à carência deve ser aferido no período imediatamente anterior ao requerimento administrativo ou à data do implemento da idade mínima.

Súmula nº 55

A conversão do tempo de atividade especial em comum deve ocorrer com aplicação do fator multiplicativo em vigor na data da concessão da aposentadoria.

Súmula nº 56

O prazo de trinta anos para prescrição da pretensão à cobrança de juros progressivos sobre saldo de conta vinculada ao FGTS tem início na data em que deixou de ser feito o crédito e incide sobre cada prestação mensal.

Fonte: www.jurisite.com.br

Seguro-desemprego a doméstico é ampliado
Senado aprova projeto que dá benefício também ao empregado demitido sem justa causa, mesmo não inscrito no FGTS
Veto a cheque caução em hospitais deve virar lei.
Projeto aprovado no Senado vai para sanção O Senado aprovou ontem projeto que torna crime condicionar atendimento médico de emergência em hospitais à exigência de cheque caução e garantia financeira.
STF volta a afirmar legalidade do sistema de cotas em universidades
Por maioria de votos, o Plenário do STF (Supremo Tribunal Federal) confirmou nesta quarta-feira (9/5) a constitucionalidade do sistema de cotas adotado pela UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul).




Áreas de Atuação

-Direito Trabalhista
Trata as relações entre empregados e empregadores, e os direitos resultantes da condição jurídica dos trabalhadores. No Brasil, as normas trabalhistas estão regidas pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho),...

-Direito Civil
A Brasil Advogados Associados atua na área de Direito Civil relacionadas à Família, Sucessões, Consumidor, além de Trabalhista, Previdenciário e Tributário. Direito Civil é o principal ramo do direito privado qu...

-Direito Empresarial
O Direito empresarial ou Direito comercial é um ramo do direito privado entendido como o conjunto de normas disciplinadoras da atividade negocial do empresário, e de qualquer pessoa física ou jurídica, destinada a fi...

Saiba mais

Brasil Advogados Associados - Av. Rogaciano Leite, 295, bairro Guararapes - CEP 60.810-001 Fortaleza CE - (85)3241.3388 - marcelobrasil@brasiladvogados.net